Diferença entre Imposto, Taxa e Contribuição

Imposto: É o dinheiro que os contribuintes pagam ao Estado para garantir o funcionamento de serviços públicos e coletivos. Os impostos podem incidir sobre o patrimônio, como o IPTU e o IPVA sobre a renda, como o Imposto de Renda e sobre o consumo, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que é cobrado dos produtores, e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é pago pelo consumidor.

Taxa: É um tributo arrecadado pela União, estados ou municípios, a título de prestar certos serviços à população em geral.

No caso dos impostos, os valores são calculados a partir de uma porcentagem. Então, eles variam, dependendo de quem é o pagador. Já nas taxas a situação é diferente elas costumam ser fixas, independentemente da renda do contribuinte.

Contribuições: São semelhantes às taxas porque também estão associadas a uma contraprestação do governo. O que difere no caso da contribuição de melhorias é que essa ação do governo resultará em um benefício ao cidadão. Assim como os impostos e taxas, as contribuições de melhorias podem ser cobradas pela União, Estados ou Municípios.